ANM recebe da OCDE caminho para modernização do setor mineral

//ANM recebe da OCDE caminho para modernização do setor mineral

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentou o relatório preliminar sobre o setor mineral do Brasil, indicando que o Brasil vem buscando aperfeiçoar a governança regulatória da mineração no país.

O relatório é de suma importância, pois diagnostica os desafios das novas implementações e regras das atividades fiscalizatórias ao mesmo tempo que aponta para o caminho ideal a ser trilhado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A OCDE destacou a necessidade de planejamento e implementação de novas regras, visto que o Código de Mineração é 1967.  Outros pontos de atenção foram: tratamento diferente entre os tipos de mineração, aumento e otimização das atividades de fiscalização , oque acarretará em menor números de acidentes de trabalho.

 

A ANM tem feito esforços para simplificar processos administrativos, tornando regras mais claras e viáveis, tanto para quem precisa cumpri-las quanto para quem têm que fiscalizar o cumprimento.  Outro ponto de destaque é que  a sociedade tem participado na construção de um setor mineral mais moderno.

O relatório chamado de “peer review” foi elaborado por membros do Comitê de Política Regulatória, possuindo com referências o Chile e a Austrália.

Após contribuições do Ministério de Minas e Energia,  Ministério da Economia, setor privado e Academia  o relatório preliminar foi enviado em maio de 2021 para a OCDE, que deve entregar o relatório final à ANM em novembro do mesmo ano.

 

By | 2021-07-28T15:34:45+00:00 julho 28th, 2021|Notícias|