Caracterização Hidrológica (Araquari – SC)

//Caracterização Hidrológica (Araquari – SC)

A detecção de impactos existentes nos recursos hídricos e ambientais de uma região é de grande importância e a análise do meio físico através do uso de sistemas de informações geográficas tem se consolidado como um meio eficaz para o estudo da hidrografia.

Este trabalho consiste na caracterização de drenagens como naturais ou artificiais, na área de um empreendimento, com o intuito de subsidiar na tomada de decisões em questões relacionadas às áreas de preservação permanente e foi realizado pela GeoEnvi, que tem atuado em diversas regiões do Brasil, utilizando o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) Maptor de asa fixa para realização de estudos geológicos através de levantamento aerofotogramétrico.

 

Realização do levantamento aerofotogramétrico em campo, Barra do Itapocu, Araquari – SC.

 

Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) realizam tais operações em missões orientadas por GPS; sobrevoam a área de interesse seguindo linhas pré-definidas a fim de capturar imagens sequenciais superpostas longitudinalmente contidas em faixas e blocos.

Foi realizado o levantamento dos cursos d’água obtido com os resultados do levantamento aerofotogramétrico, acrescido de informações obtidas em campo, sendo possível caracterizar e classificar as drenagens presentes no terreno localizado no município de Araquari – SC.

 

Produtos obtidos através do levantamento aéreo: Ortomosaico e Modelo Digital de Superfície (MDS).

 

O processamento das imagens, obtidas através do levantamento aerofotogramétrico realizado na área de estudo, gerou quatro principais produtos: ortomosaico, curvas de nível, modelo digital do terreno (MDT) e modelo digital de superfície (MDS).

 

A) Ortomosaico; B) Curvas de nível com equidistância de 1 m.

 

Ao final foi possível identificar a não existência de cursos d’água naturais e nascentes dentro da área de estudo, conforme mostra o mapa de hidrografia da área, com as redes de drenagem naturais e artificiais. A nordeste (fora do terreno) ocorrem canais de drenagem artificiais, nitidamente retificados, enquanto que a leste (cerca de 350 m) encontra-se o Rio Itapocu.

 

Hidrografia da área de estudo, Barra do Itapocu, Araquari – SC.

 

 

 

 

 

 

 

 

By | 2021-03-31T16:07:53+00:00 março 27th, 2021|Principais Projetos|