Estabilidade de Taludes de uma Pilha de Rejeitos Sólidos

//Estabilidade de Taludes de uma Pilha de Rejeitos Sólidos

Estudo de análise de estabilidade de um talude de resíduos sólidos a ser concebido em um projeto de aterro, no município de Blumenau – SC.

Foi realizado inicialmente um levantamento aerofotogramétrico por meio de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), a fim de se obter a topografia do local e a extensão da pilha de rejeitos.

Na sequência, a geofísica por sísmica de refração possibilitou observar a espessura da pilha de rejeitos atual, para então projetar-se a geometria da nova pilha e estudar a estabilidade dos taludes.

A análise da estabilidade dos taludes foi pautada na teoria do equilíbrio limite, a qual compara as forças ou momentos resistentes e as forças ou momentos atuantes sobre uma determinada superfície de ruptura. Portanto, avalia-se a resistência máxima do talude. O parâmetro que define essa situação é denominado Fator de Segurança (FS), o qual é obtido por meio da relação entre a resistência mobilizável e a resistência já mobilizada do talude. De acordo com a norma para estabilidade de encostas NBR 11682/2019, um talude em condições estáveis deve apresentar um fator de segurança menor ou igual a 1,5.

By | 2019-11-26T19:15:04+00:00 julho 25th, 2019|Principais Projetos|