Geofísica aplicada à construção civil (Garopaba – SC)

//Geofísica aplicada à construção civil (Garopaba – SC)

Métodos geofísicos são amplamente utilizados em pesquisas visando o reconhecimento de feições e de suas dimensões em subsuperfície. São métodos não destrutivos, de baixo custo e rápida execução que trazem excelentes resultados.

 

Trabalho em Campo.

 

A geofísica é uma ferramenta eficiente para determinação da espessura dos horizontes de solo, bem como da profundidade, estruturas e morfologia das camadas litológicas, além de possibilitar o reconhecimento de anomalias relacionadas a vazios e regiões saturadas, tais como galerias de mina, cavidades e nível freático.

 

Trabalho em campo.

 

A GeoEnvi realizou o levantamento, o processamento e a análise geofísica do subsolo através dos métodos eletrorresistivo (Sondagem elétrica Vertical) e sísmico (Sísmica de Refração) em uma área localizada no município de Garopaba – SC.

 

Mapa de localização da área de estudo

 

O intuito foi determinar a espessura dos horizontes de solo e o topo rochoso, visando dar embasamento a um futuro projeto de engenharia.

 

Sondagem Elétrica Vertical e Sísmica de Refração

 

A análise conjunta dos dados geológicos e geofísicos gerados neste estudo serviu como suporte para um embasamento técnico consistente na elaboração do projeto de engenharia.

 

Geoenvi Geologia e Meio Ambiente – 2021.

 

 

By | 2021-11-11T19:58:45+00:00 novembro 11th, 2021|Principais Projetos|