Sísmica de Refração aplicada à investigação de subsolo (Blumenau – SC)

//Sísmica de Refração aplicada à investigação de subsolo (Blumenau – SC)

 

Estudo realizado em Blumenau SC, onde foi utilizado o método da Sísmica de Refração (Tomografia Sísmica) com o intuito de reconhecer matacões e blocos em subsuperfície para a determinação da profundidade e extensão dos horizontes de solo e das camas litológicas.

Mapa de localização da área de estudo

 

Este estudo geofísico teve a finalidade de complementar as sondagens tradicionais, afim de auxiliar um projeto de fundações. Para isto foram realizados o levantamento em campo, o processamento e a análise geofísica do subsolo.

 

Levantamento geofísico sísmico realizado na área de estudo, Blumenau – SC.

 

De acordo com Viero & Silva (2011), Iglesias et al. (2011) e Wildner et al. (2014) a área estudada é constituída por rochas metamórficas das Unidades Ortognaisse Pomerode, a sul, e Gnaisses Granulíticos Luís Alves, a norte, ambas pertencentes ao Complexo Granulítico de Santa Catarina.

 

A) Afloramento in situ (lajeado) e blocos de gnaisse na área de estudo; B) Perfil de solo com grânulos e blocos de gnaisse.

 

Foram realizadas 03 Linhas Sísmicas (LS), posicionadas no terreno de acordo com o interesse do contratante. Para a execução das mesmas, utilizou-se um arranjo com 24 geofones e 5 tiros (shots).

 

Mapa de localização dos levantamentos geofísicos

 

Linha Sísmica – Interpretação geológica

 

O método geofísico foi muito eficiente para a diferenciação das camadas litológicas em subsuperfície, apresentando um resultado muito satisfatório.

A análise conjunta dos dados geológicos e geofísicos deram suporte a elaboração de projetos de engenharia.

 

 GeoEnvi Geologia e Meio Ambiente – 2021

By | 2021-11-22T13:07:48+00:00 novembro 17th, 2021|Principais Projetos|