Projeto de terraplenagem e estabilidade de talude em aterro (Blumenau – SC)

//Projeto de terraplenagem e estabilidade de talude em aterro (Blumenau – SC)

A GeoEnvi realizou um projeto de terraplenagem e a análise de estabilidade de um talude de resíduos sólidos a ser concebido no aterro da empresa Bota Fora Entulhos e Detritos, localizado no município de Blumenau – SC.

Inicialmente, realizou-se um levantamento aerofotogramétrico por meio de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), a fim de se obter a topografia do local e a extensão da pilha de rejeitos.

Na sequência, utilizando a geofísica (Sísmica de Refração), foi possível  observar a espessura da pilha de rejeitos atual, para então projetar-se a geometria da nova pilha e analisar a estabilidade dos taludes a ser concebido.

A análise de estabilidade do talude foi realizada por meio do método Bishop Simplificado, pelo critério de ruptura de Mohr-Coulomb. É válido ressaltar que se tratou de um projeto de estabilidade de um aterro que será concebido. Os aspectos referentes ao material que irá compor o mesmo foram supostos com cautela. Quando houver a concepção do mesmo, é imprescindível que sejam realizados ensaios geotécnicos para a obtenção do ângulo de atrito e coesão do solo.

By | 2020-02-17T13:32:15+00:00 julho 25th, 2019|Principais Projetos|