Análise da estabilidade e propostas para contenção de talude de solo residual (Brusque – SC)

A GeoEnvi realizou a análise de estabilidade de um talude de solo no munícipio de Brusque – SC. O talude encontra-se às margens de uma rodovia movimentada e já apresentava um escorregamento localizado, ocorrido durante chuvas intensas.

Talude em estudo, Brusque – SC

Inicialmente, foi feito uma vistoria no local e um levantamento aerofotogramétrico por meio de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), a fim de se obter a topografia do local.

Mapa topográfico da área de estudo

Na sequência, utilizando a geofísica (Sísmica de Refração), foi possível observar a espessura de solo e camadas litológicas. Também por meio da geofísica (Eletrorresistividade) delimitou-se o nível freático atual.

Resultado e interpretação da Sondagem Elétrica Vertical

Também foram coletadas amostras de solo estruturado, com o objetivo de calcular o ângulo de atrito, coesão e peso específico do solo. Esses resultados foram alcançados através do ensaio de cisalhamento direto.

Coleta de amostras estruturadas de solo

A análise de estabilidade do talude foi realizada por meio do método Bishop Simplificado, com o critério de ruptura de Mohr-Coulomb.

Resultado da análise da estabilidade com o solo não saturado (Fator de Segurança igual a 1,316)

A partir do estudo de estabilidade do talude, foi proposto um projeto de contenção do mesmo, sendo necessário fazer o retaludamento; drenagem, aplicação de manta geotêxtil em combinação com hidrossemeadura.

Anteprojeto com medidas de estabilização do talude

Ver Mais:

Gostou desse conteúdo? Compatilhe em suas redes sociais

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Solicite um orçamento gratuito hoje mesmo e descubra como podemos te ajudar a alcançar seus objetivos!