Geofísica

Evite Atrasos e Custos Extras com Sondagem de Solo Profissional - Use a Geofísica

A Geofísica é o estudo subsuperficial da Terra através de medidas indiretas, feitas geralmente, na superfície do terreno.

Existem diversos métodos geofísicos usados para prospecção e pesquisa, utilizando as propriedades físicas da Terra, aliado a uma equipe técnica com sólido conhecimento de geologia, além de equipamentos de última geração.

A GeoEnvi investiga o subsolo sem causar danos ao terreno, trazendo informações confiáveis e de qualidade, através de duas vertentes da geofísica: potencial espontâneo, eletrorresistividade e sísmica.

Investigação de Solo – Análise de Solo – Estudo de Solo – Fundações

geofísica

A GeoEnvi garante resultados confiáveis para fundações seguras em qualquer tipo de terreno. Ligue agora e solicite um orçamento gratuito!

Potencial Espontâneo

O método do potencial espontâneo – também conhecido como método SP (Spontaneous Potential ou Self Potential) ou método natural – define que é possível medir a diferença de potencial entre dois eletrodos situados no terreno. Ou seja, trata-se de um método natural, uma vez que não há necessidade de induzir corrente elétrica em subsuperfície.

O procedimento é feito através da utilização de um milivoltímetro capaz de ler a diferença de potencial (d.d.p); dessa forma, através dessa medição de potencial, é possível identificar as anomalias de SP (Corwin, 1990; Gallas, 2000).

cases

A metodologia utilizada na coleta de dados do método do potencial espontâneo é dividida em duas técnicas: (1) a técnica dos potenciais e (2) a técnica dos gradientes, sendo a primeira a mais recomendada e praticada.

Em ambas as técnicas são utilizados eletrodos não-polarizáveis, cabos condutores e milivoltímetro. Este último necessita ter elevada impedância de entrada (de preferência maior que 108 Ω), precisão de pelo menos 1mV nas leituras e capaz de medir resistências de contato.

Sísmica

A Sísmica de Refração é um método geofísico que permite medir a velocidade das ondas sísmicas quando se propagam em um meio. Saber esta é importante, pois ela depende da composição mineral, litologia, porosidade, grau de saturação e de compactação de solos e rochas. Desta forma, é possível conhecer o tipo de material que existe no subsolo.

Para gerar as ondas sísmicas, utiliza-se uma fonte de energia externa de impacto, ao longo de uma linha de levantamento onde os geofones estão posicionados.

A velocidade de propagação é obtida através da relação do tempo de chegada e da distância percorrida pela onda refratada, que são registrados pelos geofones.

Trata-se de um método utilizado na prospecção de hidrocarbonetos (petróleo, gás natural) e de outros recursos minerais como carvão, minérios metálicos. Para engenharia, a sísmica é muito utilizada em estudos sobre a espessura dos solos e estrutura das rochas.

Eletrorresistividade

A Eletrorresistividade baseia-se no fato de que o solo e as rochas, em função de suas composições mineralógicas, texturais e disposições, apresentam a propriedade da resistividade elétrica. Como a água também possui a propriedade elétrica da resistividade, também é possível mapear a ocorrência e a profundidade do nível freático no subsolo.

De acordo com a configuração dos eletrodos no terreno essa técnica pode ser denominada “Caminhamento Elétrico” (CE) ou “Sondagem Elétrica Vertical” (SEV).

Caminhamento Elétrico

Caminhamento elétrico: Nesta técnica, se mede a resistividade elétrica de vários pontos ao longo de um perfil. Permitindo-se que seja gerado um perfil do subsolo em duas dimensões.

Sondagem Vertical

Sondagem elétrica vertical: É uma sondagem não destrutiva, rápida, onde se mede as diferentes resistividades das camadas de solo e rocha abaixo de um ponto.

A GeoEnvi garante resultados confiáveis para fundações seguras em qualquer tipo de terreno. Ligue agora e solicite um orçamento gratuito!

Aplicações

A GeoEnvi se destaca como referência em serviços geofísicos, oferecendo soluções inovadoras e precisas para uma ampla gama de setores. Nossa expertise e tecnologia de ponta garantem resultados confiáveis e suportam decisões estratégicas em projetos de:

- Exploração Mineral: Avaliação precisa dos recursos subterrâneos, maximizando o potencial de exploração e minimizando riscos.

- Engenharia Civil: Análises fundamentais para a construção de fundações seguras e eficientes, otimizando custos e garantindo a estabilidade das obras.

-Hidrogeologia: Soluções indispensáveis para a gestão sustentável dos recursos hídricos, mapeando aquíferos, identificando contaminação e otimizando o uso da água.

-Estudos Ambientais: Dados essenciais para a preservação e recuperação de ecossistemas, subsidiando projetos de remediação e garantindo o equilíbrio ambiental.

Estudos de Casos

Acompanhe nossos estudos de casos