Estudo realizado em Paulo Lopes – SC. Neste trabalho foi realizado o levantamento dos cursos d’água a partir de estudos feitos com a base cartográfica da região e também foram obtidas informações em vistoria in loco, a fim de caracterizar e/ou descaracterizar drenagens e nascentes presentes.
Os corpos hídricos podem ser eventualmente alterados por fatores naturais ou antrópicos, visto que os usos e ocupações do solo, de alguma forma ocasionam uma série de impactos em bacias hidrográficas.
A detecção de impactos existentes nos recursos hídricos e ambientais de uma região é de grande importância e a análise do meio físico através do uso de sistemas de informações geográficas tem se consolidado como um meio eficaz para o estudo da hidrografia.
Este estudo permitiu a caracterização de drenagens como naturais ou artificiais na área de um empreendimento, o intuito foi de subsidiar a tomada de decisões em questões relacionadas às áreas de preservação permanente.
Conclui-se que o terreno possui pelo menos 3 nascentes bem caracterizadas, além de um curso de água. Entretanto, como a água que aflora no terreno deixa uma área alagada relativamente grande, só é possível determinar os pontos exatos de surgência da água subterrânea, após a realização de trabalhos de escavação.
Ver Mais: