A Geoenvi realizou um estudo geofísico para reconhecer a morfologia e profundidade do topo rochoso e calcular o volume de rocha em uma área localizada no município de Vargeão – SC.
Para este caso foram utilizados os métodos elétrico – eletrorresistividade (técnica de Sondagem Elétrica Vertical) e sísmico (Sísmica de Refração).
Através do sísmica foi possível reconhecer várias falhas e brechas vulcânicas no terreno, evidenciando um local com heterogeneidade geológica. Os resultados da sísmica também auxiliaram na interpretação das SEVs.
O compilado de resultados alcançados permitiu a confecção de um modelo 3D do topo rochoso. Também era do interesse do contratante calcular o volume de rocha acima da cota de 1033 metros (destacado em vermelho na figura abaixo), afim de fornecer auxílio técnico em um projeto de escavação que será realizado no local.
Os métodos geofísicos utilizados se mostraram muito eficientes para a caracterização litológicas e estrutural em subsuperfície, apresentando um resultado muito satisfatório no reconhecimento espacial do solo e morfológico do topo rochoso. A análise conjunta dos dados geológicos, geofísicos e da estimativa de volumes deram suporte na elaboração de projetos de engenharia.
Ver Mais: