A GeoEnvi realizou um estudo geofísico para a obtenção da profundidade de solo e geração do modelo 3D de subsuperfície, em um terreno na Praia de Palmas, localizada no município de Governador Celso Ramos – SC.
Para este caso foram utilizados os métodos elétrico – eletrorresistividade (técnica de Sondagem Elétrica Vertical) e sísmico (Sísmica de Refração). No local afloram rochas graníticas da Unidade Granito Ilha, essas são localmente cortadas por diques basálticos Serra Geral. O solo presente trata-se de um solo sedimentar de depósitos de praias atuais, constituído majoritariamente por areias finas e claras. A partir dessas informações foram interpretados os perfis sísmicos e as eletrorresistividades obtidas.
O compilado de resultados alcançados no levantamento geofísico permitiu a confecção de um modelo 3D do topo rochoso, que sugere que o topo rochoso está a cerca de 10m de profundidade, porém também revela que uma falha geológica com sentido noroeste corta o embasamento rochoso no local, fazendo que, ao longo desta estrutura, o solo apresente uma espessura superior a 30 metros.
As informações obtidas auxiliaram na tomada de decisões com relação ao local e melhor tipo de fundação a ser utilizada nos terrenos. É válido ressaltar que a elaboração de um bom projeto de fundação evita possíveis problemas de recalque do terreno, garantindo uma edificação mais segura e econômica.
Ver Mais: