Sobre o descarte correto para pilhas e baterias

//Sobre o descarte correto para pilhas e baterias

Sabemos que as pilhas e baterias usadas prejudicam o meio ambiente se tiverem descarte incorreto. Mas sabemos exatamente o que elas causam?
A grande questão está na composição das pilhas, elas são compostas por metais pesados e tóxicos, que se pararem em lixões e aterros comuns, podem contaminar o solo e chegar nos lençóis freáticos, podendo inclusive contaminar as águas utilizadas no nosso consumo. As plantas e produtos agrícolas são contaminadas, com isso, esses metais pesados podem entrar na cadeia alimentar, acarretando em sérios problemas de saúde, como câncer e danos ao sistema nervoso central.
No Brasil, o descarte e o gerenciamento ambiental das pilhas e baterias são responsabilidade do CONAMA e de acordo com a Resolução n°257, foram estabelecidos os descartes e armazenamentos corretos desses materiais. A Resolução determina que: “nas matérias publicitárias, e nas embalagens ou produtos (…) deverão constar, de forma visível, as advertências sobre os riscos à saúde humana e ao meio ambiente, bem como a necessidade de, após seu uso, serem devolvidos aos revendedores ou à rede de assistência técnica autorizada para repasse aos fabricantes ou importadores.”
Podemos encontrar vários locais como supermercados, edifícios, empresas de baterias de celular, entre outros, que fazem a coleta das pilhas e baterias. Vamos fazer nossa parte e procurar a nossa volta, locais de coleta para realizarmos o descarte correto. Consciência e atitude! É com pequenas ações, fazendo o correto, que podemos transformar a realidade.

Fonte: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res99/res25799.html

By | 2017-09-22T13:45:17+00:00 março 9th, 2016|Notícias|