Considerado um dos principais eventos da mineração no mundo o PDAC (Prospectors and Developers Association of Canada) reúne anualmente representantes de 130 países para apresentar e debater sobre tendências e perspectivas do setor mineral em escala global. A edição 2020 ocorreu entre os dias 01 e 04 de março, na cidade de Toronto no Canadá.

Nesta edição do evento o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou o Catálogo com Mapas de Prospectividade, que apresenta todos os mapas já lançados pela instituição, além de mapas inéditos. O projeto reúne mapas de nove áreas distintas em oito diferentes províncias pré-cambrianas, onde é possível visualizar áreas favoráveis a prospecção de minerais como ouro, cobre, zinco, chumbo e ferro.

Com a apresentação do catálogo, durante o PDAC, a Divisão de Geologia Econômica espera que o risco exploratório seja reduzido, já que este mapeamento auxilia na assertividade em encontrar novos depósitos .

Ainda na edição 2020 do PDAC a delegação brasileira sediou o Brazilian Mining Day (Dia Brasileiro da Mineração), na segunda-feira, 2 de março. O evento contou com a participação de executivos de várias empresas que investem em empreendimentos e pesquisas minerais no território brasileiro. Destacou-se o grande potencial mineral do país e o compromisso do setor em fortalecer as iniciativas de sustentabilidade e aumento da transparência e criação de processos mais rígidos em ações para reduzir o risco da mineração para a sociedade e o meio ambiente.

O setor mineral no Brasil está passando por uma nova onda de crescimento que contribuiu marcadamente para o desenvolvimento socioeconômico do país. “O Brasil tem imenso potencial para exploração. A indústria de mineração é uma força motriz da economia brasileira; é imperativo que os setores público e privado se apoiem”, afirmou o secretário Alexandre Vidigal de Oliveira, representante do governo brasileiro no PDAC.

A participação da delegação brasileira no evento forneceu positivamente uma análise econômica e de infraestrutura do setor no país, este que foi apoiado por exemplos de grandes e pequenas empresas de mineração que trabalham nos diversos ambientes geológicos do Brasil.

Fonte: Serviço Geológico do Brasil (CPRM)

 

By | 2021-01-15T14:09:50+00:00 abril 20th, 2020|Notícias|