Entrou em vigor no dia 1° de fevereiro de 2016 o Projeto de Lei Complementar nº 1.231/2013, de autoria do vereador Pedro de Assis Silvestre (PP), que altera o Código de Obras e Edificações do Município de Florianópolis, capital de Santa Catarina, onde obriga edificações comerciais e residenciais construídas acima de 200 m² a captarem as águas da chuva para reúso.
Após visita ao prédio da Dígitro em Florianópolis, prédio este 100% sustentável, e, considerando o perfil das chuvas da capital, no qual é frequente ocorrer grandes volumes de chuvas em pequeno período de tempo que acarretam em ruas alagadas, o vereador Pedrão se motivou a elaborar este projeto.
De acordo com o projeto, o sistema de captação e reuso de águas da chuva deve ser submetido a tratamento sanitário com a finalidade de torná-las próprias para a reutilização em atividades que não exijam que a água seja potável, como por exemplo, regar jardins, lavar calçadas e vasos sanitários.
“É necessário estimular as pessoas para que tenham atitudes mais conscientes. Além de ser ecologicamente correto, este sistema de captação é viável financeiramente, pois custa em torno de 1% do valor total da obra”, assegurou o autor do projeto.
Frente a realidade de eventos climáticos cada vez mais intensos, precisamos realmente dar mais atenção ao nosso meio ambiente e, atitudes como essa, fazem uma grande diferença.

By | 2017-09-22T13:56:53+00:00 fevereiro 12th, 2016|Notícias|